Com um objetivo de criar uma cultura de consumo eficiente de energia elétrica e auxiliar consumidores em vulnerabilidade social, a Rio Grande Energia (RGE) investiu R$ 16,2 milhões em ações de eficiência em 2016 nos municípios de sua área de concessão. O valor é 43,3 % superior ao aplicado em 2015. As iniciativas incluíram doações de geladeiras, lâmpadas com tecnologia LED, chuveiros econômicos, aquecedores solares, padrões de entrada e a eficientização de uma indústria e um shopping center.

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PPE), o investimento da distribuidora do Grupo CPFL Energia proporcionou uma economia de 5.982 MWh/ano no consumo de energia elétrica. O total economizado é capaz de abastecer 2.770 residências durante 12 meses. Além disso, houve a retirada demanda de ponta de 1.807 kW, aliviando a rede de distribuição nos horários de pico.

Os projetos PEE abrangem ações que beneficiaram consumidores de baixa renda em 58 municípios da RGE. No total, 13.569 clientes receberam novos equipamentos e tiveram a possibilidade, por meio do projeto Comunidades Eficientes, de receber dicas de agentes sobre como economizar energia e reduzir a conta de luz.

Dentre as cidades beneficiadas estão 11 municípios atingidos por enchentes e por sequência de temporais que castigaram a área de concessão da RGE ao longo do ano passado e de 2015. Somente nesta parte do programa, que beneficiou 2 mil famílias de baixa renda de Cachoeirinha, Barra do Guarita, Cruzaltense, Ilópolis, Iraí, Jacutinga, Júlio de Castilhos, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier e Rolante, a companhia aplicou R$ 1,24 milhão. As unidades consumidoras foram contempladas com a doações de lâmpadas LED, substituição de geladeiras por modelos mais eficientes, regularizações das medições e visitas dos agentes comunitários do PEE.

Para o coordenador do PEE da RGE, Odair Deters, todos ganham com as ações de eficiência energética. De um lado a população, que recebe equipamentos eficientes que reduzem o consumo de energia e a conta de luz. Do outro, a concessionária, que promove a prática do consumo inteligente de energia e reduz o uso da eletricidade nos horários de pico, trazendo mais qualidade ao seu serviço. “Difundir a cultura do consumo racional dos recursos naturais é um desafio diário, e a RGE mostra que, ao aumentar os investimentos, está comprometida com este valor”, comemora Deters.