O Grupo CEEE anunciou novos projetos no Litoral Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Nessa região, que inclui além de Rio Grande, os municípios de Chuí, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte, a companhia é responsável pelo atendimento direto a 120 mil clientes. Conforme o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, um dos trabalhos em execução neste mês está sendo realizado pela CEEE Distribuição na Subestação Rio Grande 2 e envolve investimentos de R$ 14 milhões, beneficiando quase 15 mil clientes da empresa e aproximadamente 60 mil pessoas dos bairros Cidade Nova, Centro, Lar Gaúcho, Navegantes, Getúlio Vargas, Porto do Rio Grande, Vila Mangueira e Distrito Industrial.
Essa unidade de energia, localizada em frente à Refinaria de Petróleo Riograndense, está recebendo obras de ampliação em três etapas que visam aumentar a segurança e robustez ao sistema de distribuição de energia para todo o município e região. Nesta semana, as equipes realizam a transposição dos cabos do antigo para o novo módulo da Linha de Transmissão de 69 kV (Quilovolts) Quinta x Rio Grande 2. A energização do módulo ocorre nesta terça-feira, 17, com serviços ao potencial, ou seja, sem desligamento do fornecimento a nenhum cliente durante a conexão dos equipamentos ao sistema. “A partir desse trabalho, haverá maior confiabilidade e melhor qualidade no atendimento ao mercado do litoral Sul”, diz Pinheiro Machado.
Na segunda etapa do projeto, com conclusão prevista para o final de janeiro, a Subestação recebe um novo transformador de 25MVA ficando, a partir de então, com 50 MVA de capacidade instalada. O equipamento que vai duplicar a disponibilidade da energia já está no local e envolve também a instalação de novo pórtico de 13,8kV (quilovolts) com disponibilidade para a ligação de dez alimentadores, redes de média tensão que distribuem a energia da subestação aos centros de carga através das redes urbanas existentes no município. Na terceira e última etapa, ocorre a retirada do antigo equipamento e a instalação do segundo e novo transformador de força.