O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), em parceria com a Empresa Nacional de Eletricidade da Bolívia e a Eletrobras, lançou, na última segunda-feira, 16 de janeiro, licitação pública internacional para o desenvolvimento de Estudos de Inventário Hidrelétrico Binacional em Parte da Bacia do Rio Madeira (RO) e Principais Afluentes Localizados em Território Boliviano e Brasileiro.

A licitação é decorrente do convênio assinado em reunião na Bolívia em novembro do ano passado. Na ocasião estiveram presentes o presidente boliviano, Evo Morales, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o ministro de Hidrocarburos y Energía da Bolívia, Luis Alberto Sánchez, e representantes dos ministérios de Relações Exteriores dos dois países, além do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, e do superintendente de Operações no Exterior da empresa, Pedro Jatobá.

O serviço a ser contratado corresponde ao estudo de inventário hidrelétrico binacional em parte da Bacia do rio Madeira e principais afluentes localizados em território boliviano e brasileiro, considerando os trechos binacionais dos rios Mamoré, Guaporé/Itenez e Abunã, e parte do rio Beni em território boliviano, para avaliação do potencial hidrelétrico mediante a identificação do conjunto de aproveitamentos que estabeleçam a melhor alternativa de aproveitamento do potencial hidrelétrico ao menor custo, com o mínimo de impactos socioambientais e com impactos socioeconômicos positivos, de acordo com o Termo de Referência que estará à disposição dos potenciais proponentes.

O estudo em questão terá como referência base o “Manual de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas – MME/CEPEL 2007 Brasil”, e ainda compreende o escopo de estudos no nível de pré-viabilidade. As empresas interessadas devem preencher formulário de manifestação de interesse e enviá-lo à CAF para recebimento do edital. Mais informações sobre a licitação neste link. Dos estudos dessa região do rio Madeira poderá surgir uma hidrelétrica binacional de mais de 3.00 MW. Na inauguração da UHE Jirau (RO – 3.750 MW), em dezembro de 2016, o ministro Fernando Coelho Filho revelou que a intenção é que a licitação da usina seja feita em 2020 e que ela esteja concluída em 2025.