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Com o objetivo de melhorar o desempenho no combate as perdas de energia, a Celpe (PE) adotou uma solução da empresa de tecnologia para utilities Choice que fez com que pela primeira vez em seis anos ela conseguisse alcançar as suas metas. Houve um aumento de 12GWh ou 24% na energia recuperada líquida na comparação com 2015. De acordo com o CEO da Choice, Denis Maia, o uso da inteligência aliada a tecnologia foi o diferencial na obtenção do resultado. Segundo ele, a solução consegue, por meios de algoritmos de inteligência artificial baseados em sistemas de dados da própria distribuidora, indicar os consumidores que tenham uma maior probabilidade de fraude e a partir daí o melhor valor econômico esperado do cliente. “O objetivo da nossa tecnologia não é achar mais fraudes, isso pode ser muito fácil. Nosso interesse é achar quantidade, mas achar as que valem mais e é isso que o software faz”, explica Maia.

Com isso, explica o executivo, aumentou o percentual do quantitativo. O executivo conta que em 2015, a cada 100 inspeções, eram encontradas 14 fraudes em média. Em 2016, com a solução, o número pulou para 19,4%, o que representou um aumento de 37% em detecções de fraudes. A solução permitiu procurar pelas fraudes que valem mais. Houve 20% de aumento no valor do ticket médio por fraude encontrada. “A gente passou a achar mais fraudes e ao mesmo tempo as que valem mais. Isso é o que dá o grande retorno para a companhia”, avisa Maia.

O uso da ferramenta estratégica foi o diferencial para o êxito da Celpe, conta Fabio Barros, gestor do projeto pela Celpe. Segundo ele, havia uma carência na distribuidora na área de inteligência nas suas ações de combate as perdas. Houve um crescimento de 78kWh por inspeção de 2015 para 2016, aumentando a eficiência em 70%. As fraudes de energia no estado equivalem ao consumo das cidades de Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Embora a Celpe não figure entre as maiores perdas do setor, seus índices estavam acima do limite estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Barros também coloca como fator responsável pelo êxito da solução da Choice na Celpe a ferramenta de priorização. “Isso ajudou na parte da organização”, avisa. Ele também ressalta que a solução da Choice fez com que os resultados do grupo B melhorassem sensivelmente, além do trabalho das equipes. “Nosso ganho foi na estatística e no trabalho do banco de dados”, aponta. Outro ganho que o combate às perdas traz é que a recuperação de receitas entra no balanço financeiro da concessionária, melhorando os resultados. A melhora nos índice de perda também trouxe para a Celpe uma melhora na operação. Como as ligações clandestinas são cargas irregulares, é possível um planejamento da operação melhor. Aumento na qualidade da energia e diminuição de distúrbios causados por oscilação na rede também são outros benefícios.

A solução, que já é adotada pela Light (RJ) e AES Eletropaulo (SP) no Brasil, sofreu adaptações para o mercado de Pernambuco. A configuração do sistema de acordo com a área de concessão é necessária para que haja um aproveitamento ótimo da solução. Esse ajuste é feito por especialistas da Choice em recuperação de perdas. “O software é o mesmo em qualquer lugar do mundo, mas existe sempre um conhecimento da realidade local”, revela o CEO Decio Maia.

Com uma tecnologia SAS, o trabalho é todo desenvolvido na nuvem, o que retira a necessidade de altos investimentos. Ela também pode ser aplicada em utilities de água e gás, que ainda não representam um mercado significativo no país. A Choice espera que o êxito do revenue inteligence na Celpe convença o Grupo Neoenergia, dono da distribuidora, a adotar a solução nas suas demais distribuidoras, a Coelba (BA) e a Cosern (RN). “Nossa expectativa é que o grupo possa fazer a avalição interna e vistos os resultados, expandi-los para a Coelba e a Cosern”, conclui.