Fepam emite licença para novas linhas de transmissão no Rio Grande do Sul

Linhas de transmissão fazem parte do Lote A de titularidade da Eletrosul

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu mais uma licença ambiental para as linhas de transmissão do Lote A do leilão 04/2014 da Eletrosul Centrais Elétricas. A licença prévia emitida contempla parcialmente o grupo Metropolitano, formado por seis trechos, totalizando 496,20 quilômetros de linhas de transmissão ao longo de 26 municípios gaúchos.

A licença parcial emitida refere-se a 183,10 quilômetros nos trechos: Linha de Transmissão 525 kV Guaíba 3 – Nova Santa Rita C2 com extensão de 39km; Linha de Transmissão 525 kV Gravataí – Guaíba 3 com extensão de 71,2km; Linha de Transmissão 230 kV Capivari do Sul – Viamão 3 com extensão de 72,9km.

As linhas de transmissão que integram o Lote A permitirão um reforço no sistema elétrico do estado, interligando e aumentando a capacidade do Sistema Integrado Nacional. As tecnologias aplicadas permitirão o manejo seletivo na faixa de servidão, considerando a altura mínima de 12 metros dos cabos em relação ao solo, ou seja, vegetação nativa e cultivos de porte baixo serão possíveis ao longo da faixa de servidão.