O mercado total da EDP no Brasil caiu 5% em 2016 é o que mostra o guidance que a empresa divulgou na noite de quinta-feira, 19 de janeiro. Foram distribuídos 24,4 milhões de MWh em todas as áreas de concessão da companhia contra 25,7 milhões de MWh em 2015. Esse resultado poderia ter sido pior, pois se olhar o resultado do mercado cativo, no ano de 2016, houve recuo de 6,1%, resultado das condições climáticas mais amenas e retração da economia. A migração dos clientes para o mercado livre também impactou na demanda das distribuidoras do grupo. No quarto trimestre a queda foi de 13,7%.

A demanda anual no mercado cativo da empresa apresentou aumento de 0,5% na classe residencial, queda de 20,9% no segmento industrial e ficou 6,6% menor no comercial. Na base trimestral esses indicadores ficaram todos no campo negativo, sendo 2,4%, 33,5% e 16,9%, respectivamente. Separado por empresa, a demanda na EDP Distribuição São Paulo (ex-Bandeirante) apresentou mercado total 0,8% menor do que em 2015 e na Espírito Santo (ex-Escelsa) a demanda anual caiu 10,5% nessa mesma base de comparação.
Já o mercado livre apresentou queda de 3,1%, explicada pela EDP como o resultado da paralisação de um grande cliente da área de concessão da empresa no Espírito Santo e que sozinho representava 28% do consumo desta classe em 2015. No trimestre o resultado foi de crescimento de 14% em decorrência das migrações do ACR para o ACL.
No segmento de geração, o volume de energia vendida no ano somou 12.948 GWh, aumento de 12,2% na comparação com o ano de 2015. No trimestre o volume alcançou 3.218 GWh, recuo de 2,3% ante o mesmo período do ano anterior. Com um GSF médio de 87,2% no quatro trimestre a EDP apresentou exposição de 237 GWh. No ano o indicador ficou em 86,8%, representando uma exposição de 1.020 GWh.
Já em comercialização de energia a EDP negociou 12.980 GWh, 22,5% a mais do que no ano de 2015. Já no último trimestre o montante ficou em 4.017 GWh, crescimento de 54,1%, aumento este explicado pela volatilidade do PLD ao longo do trimestre proporcionando maior liquidez no mercado e aumento das operações de trade, bem como o aumento do número de clientes.