A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta segunda-feira, 23 de janeiro, os Ratings Nacionais de Longo Prazo da terceira emissão de debêntures da Santo Antônio Energia S.A. A primeira série, de R$ 200 milhões, com vencimento em abril de 2022, foi rebaixada de ‘BB- (bra) ’ para ‘CC (bra) ’. Já a segunda série, de R$ 500 milhões, com vencimento em abril de 2024, também foi rebaixada de BB- (bra) ’ para ‘CC (bra) ’.
De acordo com a Fitch, o rebaixamento dos ratings da terceira emissão de debêntures da Saesa reflete a deterioração da qualidade de crédito do acionista garantidor de perfil de crédito mais fraco. Projeções da Fitch, que não consideram os ressarcimentos devidos pelo Consórcio Construtor Santo Antônio à Saesa, o projeto permanece necessitando de aportes adicionais de capital em 2017 e 2018 para honrar suas obrigações. Dessa forma, os ratings contemplam a qualidade de crédito do acionista mais fraco.
O rebaixamento também considera a posição atual de liquidez da Saesa e as limitadas alternativas de curto prazo para compor eventuais déficits de fluxo de caixa no curto prazo, caso eventuais aportes necessários não sejam realizados. Segundo a Fitch, os ratings poderão ser rebaixados, caso haja piora do perfil de crédito do acionista mais fraco. Por outro lado, os ratings poderão ser elevados, caso haja o ressarcimento do consórcio construtor ou se o projeto receber recursos suficientes para cobrir eventuais déficits de fluxo de caixa de curto prazo.