fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a operação de transferência de controle societário direto das empresas Afluente Geração de Energia Elétrica, Bahia PCH I, Goiás Sul Geração de Energia, Rio PCH I e EnergyWorks do Brasil, todas do grupo Neoenergia, para a Contour Global. A negociação entre as duas empresas envolve ainda a venda do controle indireto da Capuava Energy, também autorizada pela Aneel.
A transferência deverá ser feita em 120 dias, a partir publicação da decisão da agência. A Neoenergia terá mais 30 dias para enviar à Aneel cópia autenticada de todos os documentos da operação. A negociação com a Contour Global foi fechada em 28 de novembro de 2016, com a assinatura de um contrato entre as duas empresas. Em 7 de dezembro, a Neoenergia entrou com pedido de anuência prévia à Aneel.
A empresa considera que a venda dos ativos de geração será benéfica do ponto de vista econômico, já que reduz o nível de alavancagem e melhora a classificação de risco do grupo, o que facilita o acesso a novos financiamentos destinados à manutenção dos investimentos previstos para os próximos anos. A venda também seria estratégica porque os empreendimentos negociados têm peso menor em termos de ganhos e estão expostos aos mesmos riscos dos ativos mais relevantes. Para a Contour Global, a vantagem seria o aumento do portfólio de empresas e o desenvolvimento de novos ativos de geração no Brasil.