O vice-presidente será Augusto Francisco da Silva, da Celg GT. No Conselho Fiscal foi reeleito Rinaldo Pecchio, da Cteep. O presidente executivo Mario Dias Miranda cumpre mandato de três anos até setembro de 2017. A Abrate é composta das concessionárias de serviços públicos de transmissão de energia elétrica e conta, atualmente com as empresas Argo, CEEE GT, Celg GT, Cemig GT, Chesf, Copel GT, Cteep, Eletronorte, Eletrosul, Furnas e State Grid. A partir de novembro de 2016 passou a compor o quadro de associados Itaipu Binacional, somando-se 12 associadas.
De acordo com o presidente executivo Mario Miranda, o ambiente da transmissão de energia elétrica passa por um momento sensível, em face do substancial incremento requerido para investimentos em 2017. Estão programados robustos certames de leilão para concessão de serviços públicos. "Os investidores estão se adaptando ao convívio perante as mudanças na captação de financiamento, com a necessidade de pronta resposta dos fornecedores industriais e de serviços de construção e montagem. Também, haverá necessidade de fortalecer o quadro de pessoal do Ibama, para que os prazos de licenciamento ambiental sejam cumpridos", disse Miranda.
Com o início do pagamento da parcela de indenização devido ainda ao efeito da Lei 12.783/2013, convertida das MP nº 579/12 e 591/12, depois de cinco anos de dificuldades financeiras, é previsto o retorno das transmissoras tradicionais nos leilões, "favorecendo ao cumprimento do planejamento setorial e de pleno arremate dos lotes ofertados nos leilões".