Com o objetivo de estimular e difundir a cultura do consumo inteligente de energia, a RGE investiu R$ 493 mil em ações de eficiência energética junto aos seus clientes residenciais em Caxias do Sul. Por meio do seu programa de Eficiência Energética (PEE), a companhia está destinando os recursos na doação e instalação de 15.310 lâmpadas com tecnologia LED, mais modernas e eficientes.

As ações integram o projeto “Comunidades Eficientes”, que tem por objetivo contribuir para redução do consumo de energia entre os clientes de baixa renda por meio da troca de equipamentos ineficientes e da doação de modelos mais modernos e econômicos. A economia esperada é da ordem de 653 MWh/ano, equivalente ao consumo anual de 302 famílias. O volume economizado no horário de pico é estimado em 112 kW, o que traz mais estabilidade ao sistema elétrico e reduz a geração de energia térmica, fonte mais cara e poluente.

Embora pequenas, as lâmpadas consomem uma quantidade razoável de energia, e a iluminação incandescente pode elevar a temperatura de um cômodo. Lâmpadas de LED são mais indicadas, pois não esquentam o ambiente. A RGE substitui modelos incandescentes com potência de 60W e lâmpadas fluorescente com 20W por modelos de LED com 9W, produzindo o mesmo nível de luminosidade para os ambientes residenciais.

O consumo inteligente de energia não faz bem apenas para o bolso, mas também para o meio ambiente. A doação das lâmpadas deve evitar a emissão de 53 toneladas de CO2. Para efeito de comparação, isso equivale ao plantio de 318 novas árvores. Além da doação, o projeto também estimula a consciência da população. A RGE promove a visita de agentes comunitários aos clientes beneficiados pelo programa, orientando sobre o consumo inteligente e o uso seguro de energia.