O Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, foi eleito nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia. O mandato irá até maio de 2019.

Meirelles irá substituir Marco Capute, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro. A reunião, que aconteceu em Brasília, teve a presença de mais de 20 secretários estaduais e contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Além da eleição do novo presidente, a reunião contou com dois temas. O diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, apresentou as ações em curso no programa Renovabio, que tem o objetivo de garantir a expansão da produção de biocombustíveis no país baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e financeira, compatível com o crescimento do mercado e em harmonia com os compromissos brasileiros assumidos na COP21.

Também foram apresentadas as Ações para Revitalização do Setor Mineral Brasileiro, pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Humberto Lôbo Cruz.