A Coelba (BA) investiu R$ 4,7 milhões em serviços de manutenção e melhoria na rede elétrica nas regiões onde haverá grande demanda de energia em função das comemorações do feriado de Carnaval. O trabalho começou em setembro de 2016 e, até o final das ações, 300 km de rede elétrica e 580 postes terão passado por manutenção preventiva, e 3,2 mil árvores serão podadas, informou a companhia em nota à imprensa.

“Para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais do Carnaval, instalamos 84 novos transformadores, agregando uma potência instalada de 7,7 mil kVA. Também implantamos 206 novos postes e construímos cerca de 9 km de rede elétrica”, disse Eduardo Girardi, superintendente de Expansão da Coelba.

As ações estão sendo realizadas não só nos principais circuitos da festa como também nos bairros que contarão com shows em Salvador: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Centro Histórico, Pituba e nas Ilhas dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos. Além de Salvador, outros 28 municípios que realizam festas de Carnaval e micaretas, a exemplo de Itabuna, Juazeiro, Guanambi, Feira de Santana, Porto Seguro e Barreiras, também tiveram atenção especial da Coelba.

Este ano, foram realizadas novas ações com foco de segurança nos circuitos da festa. A rede localizada em frente ao Hotel Othon, no Circuito Ondina, foi realocada, afastando a rede da área de circulação dos trios.  No local de dispersão dos trios, na Avenida Adhemar de Barros, a rede aérea foi substituída por rede subterrânea. Toda a rede elétrica da Rua Afonso Celso foi substituída por rede protegida.

No Circuito do Campo Grande, com o objetivo de facilitar o retorno dos trios na altura do Edifício Sulacap, a Coelba instalou neste local cabos compactos, ou seja, mais agrupados, o que permite maior distância em relação à via de acesso dos trios.  No Largo Dois de Julho e nas transversais da Rua Carlos Gomes e Avenida Sete de Setembro, a rede elétrica foi substituída por rede protegida.

Foram instalados mil espaçadores de rede de média e baixa tensão, totalizando agora 3,5 mil espaçadores instalados nos circuitos principais e marginais e 400 placas estão sinalizando as redes de média tensão nos circuitos. “Estas ações, assim como a retirada das travessias de rede elétrica realizadas ao longo dos últimos anos, visam deixar os circuitos da festa ainda mais seguros tanto para foliões como para quem trabalha em cima dos trios elétricos”, explicou Girardi.

Também com foco em segurança, a Coelba firmou Termo de Cooperação Técnica com o Detran com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para conscientizar motoristas e população sobre cuidados que podem evitar acidentes envolvendo a rede elétrica, no trânsito. Através desta parceria, a concessionária participará com seus técnicos de segurança dos cursos de reciclagem e aperfeiçoamento promovidos pelo órgão nos próximos dias 20,  21 e 22/02 e da vistoria de trios, não apenas para o Carnaval, mas também em outras festas populares. Além disso, materiais com informações sobre segurança com a rede elétrica serão distribuídos nas ações educativas realizadas pelo Detran.

Outra parceria foi firmada pela Coelba com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. No último dia 10, técnicos da Coelba realizaram treinamento de busca e salvamento de vítimas de acidente com a rede elétrica para 70 integrantes da corporação. O treinamento contou com parte teórica e prática, incluindo simulação de resgate.

Sensores – Foram instalados nos principais circuitos do Carnaval de Salvador 24 conjuntos de sensores. Estes equipamentos ficam diretamente ligados ao Centro de Operações da concessionária (Narandiba), fornecendo informações sobre a rede elétrica onde estão instalados. Esta tecnologia permite identificar e localizar, em tempo real e com precisão, possíveis defeitos ou falta de energia nas ruas em que acontece a festa, o que proporciona maior rapidez de atendimento, em caso de defeito na rede ou falta de energia nestes locais. Em toda Bahia, já são 436 conjuntos de sensores como este instalados.

Atendimento – O planejamento da Coelba envolve ainda um esquema especial de atendimento às solicitações de emergência durante os dias de festa. Serão mais de 200 profissionais por dia, envolvidos diretamente na Operação Carnaval, incluindo equipes trabalhando em locais estratégicos ao longo dos circuitos da folia e carnavais de bairros. Em parceria com a Semop, equipes especializadas da Coelba também realizarão inspeções diárias para identificação e retirada de possíveis ligações clandestinas (gatos).
                                         
No período da festa, um profissional da Coelba também permanecerá no Centro Integrado de Inteligência do Carnaval, espaço de monitoramento em tempo real da Secretaria de Segurança Pública. O acesso às imagens das câmeras espalhadas pelos circuitos permite que técnicos sejam acionados com maior rapidez e trabalhem com mais agilidade no atendimento às ocorrências relacionadas à energia elétrica.