A Schneider Electric fornecerá mil religadores do modelo U27 para a Cemig. O equipamento escolhido tem lógica de programação pré estabelecida que facilita a implementação de automação da rede e conta com recurso de recomposição automática (self-healing). O contrato é de US$ 10,5 milhões.
"Esses equipamentos foram desenvolvidos dentro do conceito de Smart Grid, uma tendência cada vez mais consolidada no mercado de energia do Brasil, e oferecem mais segurança e confiabilidade à rede elétrica", explica Julio Martins, vice-presidente da unidade de Energy da Schneider Electric do Brasil. "Quanto mais automatizada uma rede, melhor o serviço prestado aos clientes", concluiu o texto.
Os religadores, que são instalados nos topos dos postes, protegem o sistema elétrico e reduzem as falhas transitórias que interrompem o fornecimento de energia, isolando o trecho da rede com problemas e reconectando em outro circuito. Além disso, os religadores da série U27 incluem proteção, monitoramento, medição, controle, comunicações e análise de harmônicas, facilitando a gestão das redes.