A Companhia Energética de Pernambuco intensificou as inspeções na rede elétrica para combater as ligações clandestinas, sobretudo, nos principais focos de folia do estado. Durante as prévias carnavalescas, as fiscalizações identificaram removeram cerca de 400 irregularidades. Para inibir as situações de risco, foram mobilizadas mais de 50 equipes. Manutenções na rede elétrica e em subestações também foram realizadas para assegurar o fornecimento de energia durante as festas. As ações preventivas consumiram investimentos superiores a R$ 5 milhões.

Nos tradicionais corredores e polos descentralizados de folia, as vistorias serão contínuas. As equipes de inspeção irão retornar aos locais onde foram encontradas irregularidades para flagrar reincidências. Para assegurar a efetividade das ações, a Celpe solicitou apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS). O rigor visa garantir a segurança da população e preservar a continuidade no fornecimento de energia. O furto de energia, além de representar risco à vida, provoca prejuízos e é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Os clientes que necessitarem utilizar cargas extras no período de Carnaval precisam solicitar a ligação provisória de energia à Celpe. A concessionária atenderá aos pedidos realizados até a próxima sexta-feira, 24 de fevereiro. No entanto, a recomendação é que os responsáveis solicitem desde já as suas ligações regulares, em qualquer Loja de Atendimento da Celpe.

Os interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura e, no caso de ligações em área de praia, será exigida a apresentação da portaria de permissão de uso do Patrimônio da União. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados. É importante que o comerciante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.