Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O processo de desligamento aberto pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica contra a Eletrobras Distribuição Acre não poderá ser concluído até que a distribuidora seja assumida por um novo concessionário. A decisão da CCEE é resultante da inadimplência da empresa com obrigações referentes à liquidação financeira do Mercado de Curto Prazo de janeiro de 2016 e à liquidação das cotas de garantia física do mês de março do ano passado, que somavam em abril cerca de R$ 5 milhões.

Sem contrato de concessão, a distribuidora está em regime de administração temporária pela Eletrobras e, segundo as regras atuais, só poderá ter o desligamento finalizado pela CCEE quando houver a reversão dos ativos à União ou sua transferência a um novo operador da concessão. Com isso, todas as penalidades decorrentes do processo ficarão suspensas até que a empresa seja privatizada, o que deve ocorrer ainda este ano.

A suspensão do procedimento foi aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica nesta terça-feira, 21 de fevereiro. A agência decidiu não analisar pedido de impugnação apresentado pela Eletrobras Acre por considerar que além de ter sido apresentado fora do prazo legal o recurso perdeu o objeto quando a estatal decidiu não renovar a concessão da empresa.