O Sistema Interligado Nacional registrou uma ocorrência na segunda-feira, 20 de fevereiro, na região de concessão da Celesc. No início da tarde, reportou a companhia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico solicitou o corte de 32 MW de carga no oeste catarinense. Com isso a empresa desligou 10 transformadores em sete municípios. O corte atingiu 35.678 unidades consumidoras o equivalente a 1,26% dos clientes da empresa. O tempo de desligamento variou entre 10 e 20 minutos. E, às 14h05 minutos a concessionária foi autorizada a religar gradativamente a carga retirada por efeito dessa contingência.
Outra ocorrência, esta relatada pelo ONS, foi registrada no Mato Grosso e Rondônia e envolveu uma carga substancialmente maior. Na última sexta-feira, 17 de fevereiro, houve um desligamento de um conjunto de linhas de transmissão e unidades geradoras no MT que acabou danificando um equipamento na subestação Cuiabá. Essa perturbação levou ao desligamento de 240 MW de carga nas regiões Norte e Noroeste do estado, o que corresponde a 18% da demanda no horário da ocorrência, às 13:30 horas. E ainda, foi registrado o desligamento de 117 MW de carga em Rondônia, que representa 28% da demanda naquele estado no momento da ocorrência.
Segundo o operador, o restabelecimento do sistema iniciou-se por volta das 13:40 horas e às 14:47 horas toda a carga no Mato Grosso estava recomposta. Em Rondônia a recomposição ocorreu às 13:52 horas. O ONS e os agentes ainda estão analisando as possíveis causas dessa ocorrência, finalizou o operador em comunicado.