A AES Eletropaulo divulgou na noite da última quinta-feira, 23 de fevereiro, que o seu plano de investimentos para o ciclo 2017 a 2021 será de R$ 3,97 bilhões, uma elevação de 11,4% quando comparado ao valor divulgado para o período anterior, de 2016 a 2020. Desse volume, informou a companhia, R$ 3,54 bilhões serão de recursos próprios e o restante de projetos financiados pelos clientes, voltados para a eficácia do Programa de Produtividade e melhoria da confiabilidade das operações da companhia.

Esse programa foi tema de fato relevante publicado pela concessionária e prevê como ações a recuperação dos indicadores de qualidade, com desenvolvimento de novas tecnologias e inovação de sua rede e eficácia no atendimento, gestão de receita com adoção de novas práticas para a redução da inadimplência e perdas e aumento da satisfação dos clientes. Além disso, outras medidas previstas são gestão de contingências e riscos e aperfeiçoamento da governança da companhia.
Os três primeiros itens relacionados fazem parte diretamente desse programa, explicou a empresa. A meta é de redução de custos, em termos reais, na casa de R$ 200 milhões em 2017 e R$ 150 milhões em 2018, excluindo os custos com fundos de pensão.
Outra medida que a empresa buscará e que foi alvo de deliberação de seu conselho de administração é o de migrar a companhia para o segmento Novo Mercado da BM&FBovespa. Assim como o programa de produtividade a concessionária justifica essa medida como uma forma de criar valor para a empresa. O objetivo com essa mudança, explicou, é de aumentar o nível de governança corporativa e transparência a partir da extensão do direito de voto a  todos os acionistas e aumentar a capacidade de investimentos reduzindo o custo de captação, potencializar a liquidez das ações negociadas.
A perspectiva é de que todo esse processo de migração para o novo mercado seja concluído no quarto trimestre deste ano.