Neste ano de 2017, a cidade de Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce de Minas Gerais, vai receber R$ 1,25 milhão em investimentos no reforço do sistema elétrico. As obras incluem a instalação de aproximadamente 20 religadores telecontrolados e de 14 bancos de capacitores, que vão melhorar a qualidade do fornecimento.
De acordo com o líder de negócio da Cemig, Claudemiro Dantas, os religadores telecontrolados são dispositivos que, ao detectarem alguma falha no circuito, restabelecem o fornecimento de energia automaticamente, sem a necessidade de atendimento presencial de uma equipe de eletricistas. "Esses equipamentos facilitam o religamento dos clientes em certos casos de falta de energia, diminuindo o tempo da interrupção", acrescenta Claudemiro.
O líder de negócio lembra que a Cemig concluiu em 2016 a ampliação da Subestação Governador Valadares 1, com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. "Com esse empreendimento, a população de Governador Valadares, cerca de 280 mil pessoas, podem contar com uma melhor distribuição de carga nos circuitos, o que diminui a quantidade de clientes atingidos, quando houver uma interrupção", explica.
Os benefícios dos investimentos já são percebidos pela população. Em 2016, a duração média das interrupções (DEC) causadas por problemas no sistema elétrico foi de 9,38 horas, resultado 7% menor do que o verificado no ano anterior. Já a frequência das interrupções (FEC) diminuiu cerca de 5%, mesmo com as fortes chuvas que atingiram a região no final de 2016.