As perspectivas, oportunidades, aplicações, pesquisas, custos e financiamentos das energias renováveis serão tema de um encontro, de 14 a 16 de março, em Curitiba. O Seminário sobre Energias Renováveis no Rural /Sul reunirá os principais nomes e empresas que trabalham políticas e propostas para o setor. A iniciativa é da Itaipu Binacional, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná. O evento é voltado para representantes de universidades, institutos de pesquisa, cooperativas e instituições públicas e privadas de todo o Sul do País. A ideia é promover troca de conhecimento e discutir possíveis parcerias.
A usina de Itaipu é pioneira na discussão e implantação de programas nesse segmento dentro e fora da empresa. A Itaipu mantém uma parceria com a New Holland para testar um trator movido a biometano na região Oeste. Os testes vêm sendo feitos na Granja Haacke, de Santa Helena. A propriedade tem uma estrutura com biodigestor, compressores e filtro para tratar os dejetos gerados por gado confinado e galinhas poedeiras. Do local sai o biometano que abastece parte da frota de veículos da margem brasileira da usina de Itaipu.
Serão três dias de debate com especialistas renomados. No dia 14, das 8h às 8h30, será feito o credenciamento. A abertura está prevista para as 8h30, com a participação de representantes da FAO, Itaipu e SEAB. Das 10h15 às 11h15, estará em discussão o tema Perspectivas das energias renováveis no Sul do Brasil, com Rodrigo Sauaia, da Absolar, e Cicero Bley Junior, da Abiogás. O moderador será o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida. Na sequência, o assunto em pauta é Oportunidades do biogás no Sul do País, com Rodrigo Régis, do CIBiogás.