A Blue Sol Energia Solar, empresa especializada no desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, capacitação e mão de obra para o setor, vai inaugurar no próximo dia 11 de março a sua primeira unidade franqueada. Com investimento aproximado de R$ 190 mil e sob o comando de Marcio Campos Cavalher Machado e Manoel Nilton da Costa Filho, a franquia abre suas portas no mês de março, no bairro da Barra da Tijuca, com a expectativa de retorno do investimento em até 24 meses.
Para isso, o planejamento prevê a instalação de 65 projetos por ano pela unidade. Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, avalia que o mercado é promissor. Segundo ele, são 75 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil e 8 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. A previsão oficial é que em 2024, seja 1,2 milhão de sistemas.
De acordo com o executivo, o franqueado fica responsável pelas vendas e instalação dos sistemas. A franqueadora, por sua vez, cuida da elaboração dos projetos, fornecimento dos equipamentos, logística e conexão com as distribuidoras de energia elétrica. Cafolla também informa que a meta da Blue Sol Energia Solar é chegar a 200 unidades franqueadas até o final de 2020. Para isso, mira cidades na região Sudeste, como São Paulo, Campinas (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG); na região Centro-Oeste, como Goiânia (GO), Brasília (DF); no Sul do país, como Curitiba (PR) e Londrina (PR); e no Nordeste, como Fortaleza (CE) e Natal (RN). Todos esses centros foram definidos com base em estudos feitos pela franqueadora, que avaliou o potencial de cada uma das cidades em uma série de aspectos para a viabilidade do negócio. Para 2017, a meta é chegar a 20 franquias. O objetivo é instalar 4 unidades no estado do Rio de Janeiro.