A CEEE-D (RS) adquiriu 3,8 mil registradores de alta tecnologia que medem circuitos elétricos e possibilitam fazer o monitoramento de áreas com índices mais significativos de perdas comerciais, visando ações imediatas por parte da empresa. A assinatura do contrato entre a distribuidora e a IMS Power Quality ocorreu nesta semana entre representantes das duas empresas na sede do Grupo CEEE, em Porto Alegre. O projeto, no valor de R$ 6,3 milhões, utiliza recursos do BID e faz parte do Programa de Combate às Perdas que vem sendo desenvolvido pela empresa desde o ano passado. É integrado, ainda, por diversas outras ações que envolvem, além do acréscimo de equipes de fiscalização, gestão de recursos e investimentos em inovação e mais tecnologia para evitar desvios ou furtos de energia elétrica.
Conforme o diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Júlio Hofer, esta é mais uma etapa importante adotada pela gestão com o objetivo de diminuir as perdas da companhia e melhorar a eficiência da empresa. As fraudes de energia em alguns segmentos, aliadas às ligações clandestinas decorrentes das ocupações desordenadas de áreas urbanas são os principais itens causadores das perdas globais da concessionária. O diretor ressalta que esses equipamentos serão utilizados de forma sistemática nos circuitos elétricos de toda área da CEEE-D. A empresa é responsável por um mercado de 1,6 milhão de clientes em 72 municípios das regiões Sul e Sudeste do RS.
Hofer destaca ainda que os principais ganhos com a instalação dessa tecnologia estão na maior assertividade das equipes de inspeção, com a consequente redução de custos operacionais, bem como na obtenção de informações sobre qualidade da energia fornecida. De acordo com ele, a empresa terá disponível dados operacionais, como a identificação de falta de energia, o que vai contribuir para uma ação imediata nos casos de interrupção do fornecimento.