A companhia de soluções e serviços de tecnologia Sonda, criou uma área de consultoria de negócios para empresas de utilities. Segundo a empresa, o objetivo com essa iniciativa é atender a todos os setores desse mercado que precisam aprimorar a gestão de negócios, as atividades ligadas às demandas regulatórias e ao atendimento ao consumidor. O foco da integradora nese momento está concentrado no segmento de energia e saneamento.

Esse posicionamento decorre do atual estágio da regulação de ambos, classificados como de forte atuação das agências reguladoras e pressão governamental pela universalização do acesso. Uma das ofertas da Sonda visa a elaboração de Planos de Negócio que possibilitem o acesso linhas de crédito do governo federal para a expansão dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário e para projetos estruturantes.
A consultoria, diz a Sonda, possibilita às empresas utilizar as melhores práticas na gestão por meio de serviços que inclui desde o diagnóstico de processos e aplicações, passando pelo desenvolvimento de plano diretor e de business case para projetos de TI, até a otimização do ciclo comercial com a implementação de sistemas que potencializam a prestação de serviços à comunidade.
Segundo José Bento Bueno, diretor que assume a nova área, geradoras, transmissoras e, principalmente distribuidoras de energia (além das empresas de saneamento) precisam de apoio para todo o arcabouço regulatório, uma vez que o cliente, cada vez mais, exige serviços com qualidade, preços justos, informações claras e rápidas.
Bueno trabalhou mais de 30 anos no setor elétrico em empresas como Light, Eletropaulo, EDP Bandeirante, Elucid e há cinco anos está na Sonda. Nestas empresas, Bueno esteve envolvido no gerenciamento de grandes projetos de implementação de tecnologia e também na condução de projetos de consultoria estratégica a fim de aprimorar os processos de negócios.
Ao todo o núcleo tem a colaboração de 180 profissionais multiespecialistas. Entre as perspectivas futuras da nova frente está o apoio dado às distribuidoras na evolução rumo às tendências digitais, levando conceitos como Internet das Coisas (IoT), Business Intelligence (BI), Big Data e também as soluções já tradicionais da companhia.