Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A plataforma eletrônica BBCE comemorou em fevereiro o maior volume de energia transacionado em um só mês. De acordo com o balanço da empresa foram registrados contratos que somados levam a 772 MW de energia nesse período de tempo, o que elevou o montante no ano a 1.172 MW no primeiro bimestre, resultado de um mês de janeiro classificado como normal em termos de negócios, em cerca de 400 MW, por seu presidente, Victor Kodja. O recorde anterior era de junho de 2015 com 734 MW.

O executivo avalia que esse desempenho é o resultado da estratégia da BBCE de atrair mais empresas que demanda grandes volumes de energia. A plataforma, que começou com um grupo de comercializadoras, procura atrair agora grandes grupos de geração. Esses agentes foram responsáveis por 14% da energia negociada na BBCE. Atualmente estão inscritos na plataforma 171 empresas, sendo que 52 são usuários ativos. Apesar do número absoluto não ser tão elevado, representa 20% mais do que o normal para a época do ano.
“Nossa expectativa é de encerrar 2017 com 65 clientes ativos”, apontou Kodja. “O número pode parecer pequeno ante o tamanho do mercado nacional, mas operamos por atacado com gente com muito volume e nosso objetivo é o de estar com as empresas que fazem o trade, gerenciamento de cargas de seus clientes, ou seja, que gera volume”, lembrou.
Tanto é assim que esses 52 clientes ativos já negociaram 37% do que foi movimentado na plataforma em todo o ano passado quando a BBCE reportou 3.104 MW de energia transacionada. Esse atual patamar de negociações viabilizadas por meio da plataforma poderá colocar 2017 como o principal da empresa em seus cinco anos de vida. “Se não houver novo impacto regulatório importante que possa mexer com os preços poderemos chegar a um volume acima de 4.500 MW”, projetou Kodja que revelou ainda que nos dez primeiros dias de março esse movimento continua acelerado, com 500 MW transacionados, um volume já 25% mais elevado que todo o mês de janeiro.
A BBCE, acrescentou Kodja, ainda deverá lançar seu novo site até o final do mês, bem como disponibilizar o novo aplicativo para IOS esta semana (a versão para Android já está no ar), fatores que deverão ajudar em uma das características que, segundo ele, são importantes para o setor, que é o compliance, com transparência de preços e que proporciona clareza nas operações dos usuários.
(Nota da Redação: Matéria alterada às 12:24 horas do dia 14 de março de 2017 para correção da medida usada ao invés de MWh, a correta era MW)