A CPFL Piratininga (SP) investiu R$ 213 mil na modernização do sistema de iluminação da unidade do Sesi em Sorocaba, no bairro Mangal. Por meio do seu Programa de Eficiência Energética, a concessionária substituiu 1.519 lâmpadas fluorescentes por modelos LED, mais econômicos e eficientes. Uma cerimônia realizada na última terça-feira, 14 de março, marcou a conclusão do projeto.
A estimativa é que com o novo sistema de iluminação, o prédio do Sesi tenha uma economia de energia de 113,61 MWh/ano, suficiente para abastecer 47 famílias com um consumo mensal de 200 kWh por um ano, e colabore com 28,98 kW de demanda retirada no horário de ponta, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, fonte mais cara e poluente. A expectativa é a de que o projeto gere uma economia de aproximadamente R$ 39 mil por ano na conta de luz do Sesi Sorocaba.
De acordo com gerente de Eficiência Energética, Luiz Carlos Lopes Júnior, este tipo de obra no sistema de iluminação possibilita ao cliente redução nos gastos com a conta de energia, bem como na reposição de lâmpadas queimadas, pois o modelo LED possui uma vida útil cinco vezes maior que a da tecnologia atual. O projeto também contribui para a sustentabilidade e o meio ambiente, ao evitar a emissão de 141 toneladas no CO2. Isto representa o plantio de 851 novas árvores.