A RGE (RS) restabeleceu completamente o fornecimento de energia elétrica de São Francisco de Paula, no final da noite da última terça-feira, 14 de março. Cerca de 350 colaboradores da distribuidora do Grupo CPFL e de empresas terceirizadas realizaram uma força-tarefa em prol da população daquele local e trabalharam ininterruptamente para reconstruir parte do sistema de abastecimento de energia da cidade. Toda a rede foi severamente danificada na manhã do último domingo, quando o município da Serra Gaúcha foi atingido por um forte temporal.

O fenômeno climático – que ainda gera discussões sobre sua classificação como tornado ou micro explosão – destruiu residências, prédios públicos, derrubou postes e rompeu cabos da rede de distribuição de energia, além de ter danificado estruturas da Linha de Transmissão São Francisco de Paula – Cambará do Sul, que abastece os dois municípios e Jaquirana.

Após parte do município ser varrido pelo vendaval, a RGE deslocou equipes para fazer o atendimento emergencial na cidade e eliminar os riscos à população, devido ao rompimento de cabos causado pela queda de árvores sobre a rede. Ainda no domingo, foi restabelecida parte do abastecimento aos 7,2 mil consumidores da cidade, quando equipes da Transmissão concluíram a manutenção na Linha de Transmissão, substituindo três estruturas e reconstruindo parte da linha. Na segunda-feira, no momento em que as primeiras obras de reconstrução da rede de distribuição foram concluídas e parte do sistema pode ser religado com segurança, um novo bloco de clientes teve o fornecimento normalizado. Na terça-feira à noite, o conjunto de ações foi encerrado e, após testes, toda malha elétrica foi recomposta.

No total, 45 caminhões de equipes pesadas e 18 equipes trabalharam na troca de mais de 300 postes e reconstrução de 15 km da rede de distribuição. Na retaguarda, operadores do COI atuaram exclusivamente no apoio às equipes de campo e agilizaram os despachos dos veículos aos pontos mais críticos do município.