A Cemig prorrogou para o próximo dia 29 de março, o prazo limite para apresentação de propostas ao Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento de 2016/2017, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O último dia para se inscrever seria 9 de março, conforme o edital de Chamamento Público. A iniciativa de prorrogar se dá para oferecer mais tempo para start ups, empresas de base tecnológica, centros de pesquisas e universidades para apresentarem projetos que atendam os interesses da Cemig.
Segundo o gerente de Gestão de Tecnologia e Inovação da empresa, Frederico Bruno Ribas Soares, desde o início do programa a companhia tem conseguido estabelecer parcerias que favorecem todos os lados, incluindo o consumidor. Atualmente, existem cerca de 130 projetos em andamento e a participação de aproximadamente 400 instituições de grande, médio e pequeno porte, que vão desde as principais universidades do estado, até fornecedores de materiais e equipamentos da cadeia do setor elétrico, empresas de base tecnológica, centros de pesquisa, empreendedores e desenvolvedores de soluções, startups e agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais. As entidades vão propor soluções para cada um dos problemas a partir de dez grandes temas, que envolvem 27 demandas que abrangem desde gestão do conhecimento e meio ambiente até temas mais relacionados à engenharia, como manutenção, operação do sistema elétrico e fontes alternativas.
Nos últimos três anos foram investidos R$ 115 milhões no programa de P&D. Os editais do programa de P&D são orientados por demanda das diversas áreas de negócios da Cemig. São levantados os desafios e um conjunto de informações relevantes, bem como as expectativas dos projetos futuros.