A Eletrobras informou nesta sexta-feira, 17 de março, por meio de comunicado ao mercado, que indicou quatro nomes para a composição da Diretoria Executiva de Itaipu Binacional. Segundo a nota, o Conselho de Administração da empresa propôs, dentre seis candidatos, os nomes de Luiz Fernando Vianna, Marcos Antônio Baumgartner, Ramiro Wahrhafting e Cesar Eduardo Ziliotto para ocupar, respectivamente, os cargos de diretor-geral brasileiro, diretor Administrativo, diretor de Coordenação e diretor Jurídico.

De acordo com a nota, "os demais candidatos não foram recomendados pelo Conselho de Administração, por não comprovação de qualificação técnica, segundo avaliação do referido colegiado". Na última terça-feira, o governo brasileiro confirmou os nomes de Vianna, Baumgartner e Wahrhafting nos cargos para os quais foram indicados pela Eletrobras. Entretanto, Ziliotto acabou não tendo a confirmação do Planalto, que oficializou os nomes de Marcos Vitório Stamm para a Diretoria Financeira e de Rubens de Camargo Penteado para a Diretoria Técnica.

A Eletrobras reforçou que, de acordo com as cláusulas vigentes no Tratado de Itaipu, os membros da Diretoria Executiva são nomeados pelos respectivos Governos brasileiro e paraguaio, por propostas da Eletrobras ou da ANDE, conforme o caso. O regramento especial para indicação da Diretoria da usina é previsto no Tratado da Itaipu Binacional e está aderente às regras de governança às quais a Eletrobras têm vinculação, cujos parâmetros a nova Lei das Estatais e o decreto que a regulamentou.