A Agência Você, inaugurada na última sexta-feira, 17 de março, em Belo Horizonte (MG), vai mudar a maneira com que o consumidor busca o atendimento de concessionárias de serviços públicos. A agência, concebida e instalada de forma experimental com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é a primeira do país no setor a oferecer formas de interação exclusivas e inovadoras, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
 
O atendimento pode ser feito inteiramente de forma autônoma pelo consumidor, a começar pelas boas vindas de uma recepcionista virtual, que explica e apresenta os serviços disponíveis no local. Na cabine de atendimento, o cliente acessará o sistema e poderá realizar consultas e solicitar serviços e informações de maneira autônoma. No entanto, se preferir, atendentes estarão prontos para orientar os clientes sobre todos os recursos da agência, e o cliente poderá ainda conversar com um representante da Empresa por meio da ferramenta videoconferência.
 
O ambiente possui telas interativas com tecnologia touchscreen, som direcional com áudio privativo, sistema de senha e diversos serviços digitais. As tecnologias e os equipamento da agência têm know-how nacional e foram produzidos no Brasil. A agência foi desenvolvida após três anos de pesquisas e envolveu investimento de R$ 5 milhões e vai melhorar o atendimento de todo o público. Para os clientes cadeirantes, a nova unidade de atendimento disponibiliza uma área exclusiva, com local físico sinalizado. Para as pessoas com deficiência visual, há um mapa em braile logo na entrada, além de piso tátil para guiá-los até o local de atendimento, após a retirada da senha.
 
As pesquisas elaboradas durante o P&D que originou a Agência Você estão sendo utilizadas pela Cemig para implementação de novos conceitos de atendimento em outros canais de atendimento, como o atendimento no Portal da Companhia, aplicativo para smartphones e autoatendimento.