A empresa de gestão de recusos Vinci Partners foi a escolhida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para gerir o Fundo de Energia Sustentável da instituição, que contará com patrimônio de R$ 500 milhões e tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2017. O fundo estará voltado para investimentos em debêntures incentivadas de projetos de infraestrutura, cujos títulos a serem adquiridos estarão vinculados a projetos em energia financiados prioritariamente pelo BNDES e com garantias reais compartilhadas com o banco.

O fundo terá participação máxima de 50% da BNDESPAR, subsidiária para atuação no mercado de capitais, e será o primeiro parceiro da Climate Bonds Initiative no Brasil – instituição sem fins lucrativos que busca incentivar a criação de instrumentos financeiros de apoio a soluções para o desafio das mudanças climáticas. A expectativa do BNDESPAR com o fundo é incentivar a criação de um mercado de títulos verdes no Brasil. Vinci Partners tem aproximadamente R$ 20 bilhões de ativos sob sua gestão e uma plataforma com mais de 60 clientes institucionais.

De acordo com banco, a iniciativa de criar o Fundo de Energia Sustentável está alinhada com a prioridade que o Sistema BNDES confere às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável e se soma ao esforço de desenvolver o mercado de capitais de renda fixa e o financiamento privado de longo prazo. "A associação de infraestrutura com ‘títulos verdes’ conjuga a necessidade de ampliar investimentos nesse setor no Brasil com uma demanda por projetos ambientalmente sustentáveis", afirmou o BNDES, em nota divulgada ao mercado.