A Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares fechou uma parceria com a World Nuclear University para promover cursos gratuitos de curta duração no Brasil sobre o setor nuclear. A primeira edição acontecerá no próximo dia 3 de abril, na sede da Nuclep, em Itaguaí (RJ), e a segunda será em São Paulo (SP), no dia 5 de abril, no Ipen.
Os cursos, que têm limite de 50 participantes em cada edição, vão abordar os principais assuntos da área nuclear, como as tecnologias avançadas de reatores, a capacidade brasileira de produção de combustível, os critérios internacionais de segurança do setor, a estruturação de projetos nucleares, e o futuro da energia nuclear pelo mundo, dentre outros temas relevantes, além de contarem com visitas técnicas. No Rio, o foco da visita técnica será a fábrica de combustível nuclear da INB, em Resende, com data marcada para 4 de abril, enquanto que em São Paulo o destino serão as instalações nucleares do IPEN, no dia 6 de abril.
De acordo com o vice-presidente da Abdan, Fernando Henning, que está envolvido na organização dos cursos, um dos objetivos é atingir também o público profissional mais jovem, que está querendo se atualizar sobre os aspectos principais de energia nuclear em alto nível. Os cursos contarão com a participação de grandes nomes do segmento, como Antonio Müller e Celso Cunha, da Abdan, Patrícia Wieland, da WNU, João Carlos Tupinambá, da INB, Liberal Zanelatto, da Nuclep, e Wison Calvo, do Ipen, dentre outros representantes de peso do setor.
As aulas são voltadas a profissionais da área nuclear; membros de centros de pesquisa; representantes de departamentos governamentais relacionados a ciência, tecnologia, energia e meio ambiente; funcionários de órgãos reguladores e ambientais; e executivos da cadeia de fornecimentos do segmento; além de estudantes universitários e membros do setor acadêmico. Outras informações podem ser obtidas através do email abdan.course@projectmedia.com.br