O novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, tomará posse na próxima segunda-feira, 27 de março, em cerimônia a ser realizada em Curitiba (PR). A transmissão do cargo, de Jorge Samek para Vianna, será acompanhada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, e o governador do Paraná, Beto Richa. A solenidade será no auditório Poty Lazarotto, do Museu Oscar Niemeyer, na capital paranaense, com participação de várias autoridades políticas e do setor elétrico, entre outros convidados.

A última transmissão de cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu ocorreu em janeiro de 2003, no Canal da Música, também em Curitiba. Vianna é o décimo diretor-geral brasileiro de Itaipu a ser empossado. Ele foi nomeado no último dia 14, por decreto presidencial, mas, segundo Itaipu, preferiu encerrar os últimos compromissos na Copel, antes de efetivamente tomar posse. Nesse período, vem fazendo a transição com a antiga diretoria.

Antes da solenidade em Curitiba, Luiz Fernando Vianna assinará o livro de termo de posse nesta quinta-feira, 23, às 9 horas, no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu. Na sequência, ele concede a primeira entrevista coletiva como diretor-geral brasileiro. Depois, terá dois compromissos no Paraguai. Ele participa da inauguração da empresa brasileira de luminárias Kolmei e almoça com o embaixador do Brasil no Paraguai, Carlos Alberto Simas Magalhães. As duas agendas serão em Ciudad del Este. Depois do almoço, Vianna participa da sua primeira reunião de diretoria executiva na binacional.

Desde a semana passada, os novos diretores já ocupam seus cargos. São eles: diretor administrativo, Marcos Antônio Baumgärtner, que é o segundo empregado de carreira a assumir uma diretoria na história da empresa; diretor financeiro executivo, Marcos Stamm; e o diretor de Coordenação, Ramiro Wahrhaftig. O diretor jurídico, Cezar Ziliotto, foi mantido no cargo.