fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Os reservatórios do Nordeste devem terminar o mês com 21,3% da capacidade, segundo a revisão do Programa Mensal da Operação divulgado nesta sexta-feira, 24 de março, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. A energia natural afluente deve ficar em 24% da média de longo termo para a região. A previsão, segundo o ONS, apresenta-se “significativamente abaixo da média histórica”.
Nos outros subsistemas, a situação da ENA é mais confortável estão em 87% da MLT para Sul e Norte e 76% para Sudeste/Centro-Oeste. Com isso, os reservatórios dessas regiões fecharão março com 42,3% no SE/CO, 44,6% no Sul, e 64,9% no Norte. Na última semana operativa de março, o NE deve ter uma vazão de 16% da média, enquanto o Norte terá 95%.
O crescimento previsto da carga para o Sistema Interligado Nacional está em 2,3%, com destaque para o Sul, com alta de 3,2%. O Custo Marginal de Operação médio está zerado no Norte e em R$ 221,01/MWh no SE/CO e Sul. No Nordeste, o valor ficou em R$ 353,30/MWh. O despacho térmico programado está em 8.197 MW médios, sendo 4.161 MWmed por ordem de mérito e 3.896 MWmed por inflexibilidade.
Para checar a evolução do CMO e gerar gráficos com múltiplos parâmetros acesse o Monitor Energia disponível para assinantes do CanalEnergia Corporativo.