fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Brasil já tem a sua versão da Calculadora 2050, ferramenta que projeta cenários aliando energia limpa e controle de emissões. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (28) em evento na sede da Empresa de Pesquisa Energética, no Rio de Janeiro – a estatal trabalhou desde o ano passado na formatação da calculadora brasileira destinada à construção de cenários para o setor de energia, com apoio da Embaixada Britânica no país.
Lançada pelo Reino Unido em 2015 no âmbito das discussões que resultaram no Acordo de Paris e adaptada em mais de vinte países, a Calculadora 2050 foi criada para dar suporte ao desenvolvimento econômico mundial, levando em conta a preocupação com o impacto causado pelas mudanças climáticas. No contexto brasileiro, a ideia é que a solução simule cenários e aponte variáveis para a evolução da matriz energética.
“A calculadora não vai responder a tudo, e nem poderia, mas é um instrumento importante no trabalho que nós desenvolvemos aqui na EPE”, destacou o presidente da empresa estatal, Luiz Augusto Barroso. Além dele, a abertura do evento contou ainda com as presenças do cônsul-geral adjunto britânico no Rio, Karl Bruce-Jaja, e da representante Ministério de Negócios e Energia da Grã-Bretanha, Laura Aylett.
Entre as funcionalidades, a calculadora projeta diferentes cenários de emissões de gases de efeito estufa e de energia no que seria a projeção de uma matriz energética sustentável para as próximas décadas. Além da EPE, a construção da Calculadora 2050 no Brasil contou com a contribuição da Coppe/UFRJ. A ferramenta está disponível para acesso por meio do endereço http://epe.gov.br/mercado/Paginas/calculadora2050Brasil.aspx.