A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu encerrar a chamada do projeto estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento nº 20 – que trata do Aprimoramento do Ambiente de Negócios do Setor Elétrico. A alegação é de que não houve justificativa para o enquadramento do projeto no programa de P&D, que é feito com recurso público.

A aprovação desagradou representantes das distribuidoras, que não esconderam a decepção com decisão da Aneel. O diretor da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia, Marco Delgado, lembrou que a ideia do projeto que pretendia rediscutir o modelo do setor surgiu há quase dois anos.

A chamada foi publicada em 4 de agosto do ano passado e recebeu proposta da Coelba em um projeto que teria como entidade executora o Instituto Abradee. Delgado destacou que a proposta tinha caráter coletivo, pois contava com o apoio de todos os segmentos do setor elétrico. “Há uma grande expectativa de que projeto possa contribuir para essa discussão mais ampliada”, afirmou, durante a reunião semanal da agência.