fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A expectativa do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para o próximo leilão de linhas de transmissão, que será realizado no próximo dia 24 de abril, e que ele seja tão exitoso quanto o último realizado no último trimestre do passado. De acordo com ele, o aumento na disputa que o último certame mostrou dá força para a previsão. “Temos conversado com os players e sentido um interesse bastante grande em participar”, afirmou ele, que esteve na cerimônia em comemoração aos 60 anos de Furnas, nesta terça-feira, 4, no Rio de Janeiro (RJ).
Na cerimônia, Coelho Filho disse acreditar que a Eletrobras vai em breve recuperar o seu poder de investimento e que a área de energia será uma das que mais vai contribuir com a retomada da economia brasileira. Segundo o ministro, o arremate nos leilões de LTs saiu de cerca de 50% para 92%% e o deságio de 2% para 12%. O certame também marcou a entrada na transmissão de players que atuavam na geração de energia, como a Equatorial. Para o leilão do dia 24, Engie e Celesc já sinalizaram disposição para participar.
No médio prazo, o ministro também quer definir uma agenda para efetuar o planejamento para uma espécie de consulta com os vários representantes do setor para a mudança do atual modelo do setor elétrico. A proposta que essa mudança viesse por meio de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento no âmbito do Programa da Agência Nacional de Energia Elétrica foi abortada. “Continua de pé nossa disposição”, avisa. Ele também acenou com a reorganização do setor para que no segundo semestre possa ser anunciada uma agenda de leilões de energia.