A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aponta uma alta de 1,5% no consumo de eletricidade no país em março, totalizando 63.732 MWmédios. Dados da nova edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, que abrangem o período de 1º a 31 de março, mostram uma queda de 4,9% no consumo do mercado cativo, índice diretamente impactado pela migração de consumidores para o mercado livre, que por sua vez apresentou incremento de 22,2% na demanda. A análise que inclui as cargas novas vindas do mercado cativo.
Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os maiores índices de aumento no consumo de energia no período foram nos segmentos de comércio (122,9%), serviços (89,9%) e telecomunicações (80,6%), percentuais que refletem a forte migração dos consumidores para o mercado livre.
Já a energia produzida em todo o Sistema, em março, somou 66.690 MWmédios, equivalente a um aumento de 1,7% na comparação com o mesmo período de 2016. A fonte hidráulica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, aumentou em 2,4% a geração, com representatividade de 80,4% sobre toda energia produzida no país, índice 0,6 ponto percentual superior ao registrado em março de 2016. O boletim da CCEE indica estabilidade na produção das usinas térmicas (-0,4%) e pequena queda na geração eólica (-3,4%) no período.