Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Energia Sustentável do Brasil vai antecipar o processo de descontratação de energia elétrica formatado pelo governo com um leilão exclusivo voltado à negociação de sobras de contrato envolvendo a usina hidrelétrica de Jirau (RO – 3.750 MW). O certame será realizado no próximo dia 13 de abril às 12 horas, exclusivamente em ambiente eletrônico. Os agentes compradores que oferecerem o maior preço pelo montante de energia elétrica colocado na negociação vão fechar com a ESBR contratos cujo período de fornecimento irá de 1º de abril a 31 de dezembro deste ano.

A parcela de energia elétrica descontratada que será posta na negociação da ESBR vai ser conhecida nesta segunda-feira (10), quando a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica informar ao mercado o cálculo do montante total de sobras de contratação detidas por distribuidoras e geradoras. Na avaliação do diretor-presidente da concessionária, Victor Paranhos, o leilão promovido pela empresa trará vantagens tanto para comercializadores quanto para clientes do mercado livre, diminuindo a exposição desses agentes à flutuação de preços no mercado de curto prazo.

“Está na hora dessas empresas serem mais conservadoras, garantindo contratos de médio prazo ao invés dos de curto prazo. A instabilidade do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) está muito alta, saindo de R$ 118/MWh em fevereiro para mais de R$ 420/MWh agora”, avalia o executivo. Segundo ele, a expectativa é que a curva de preços no mercado de curto prazo se acentue ainda mais, devendo bater, em breve, o teto regulatório de 533,82/MWh para o PLD ao longo de 2017, definido no final do ano passado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Um primeiro leilão de compra e venda de energia elétrica promovido pela ESBR em outubro passado negociou lotes de 4 MWmédios em contratos de dois meses até três anos de duração. Tanto neste primeiro certame quanto no de agora, a KPMG audita o processo – o que, de acordo com Paranhos, garante confiabilidade e transparência no processo. A documentação de inscrição deverá ser entregue pelo e-mail comercial@energiasustentaveldobrasil.com.br até 10 de abril, às 18 horas. Mais informações em www.energiasustentaveldobrasil.com.br/comercializacao#proximos-leiloes.