A Agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou nesta quarta-feira, 12 de abril, os ratings da Engie Brasil Energia. O Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor de Longo Prazo em Moeda Local foi afirmado em ‘BBB’ com perspectiva negativa; o de Probabilidade de Inadimplência do Emissor, o IDR de Longo Prazo em Moeda Estrangeira em ‘BB+, com Perspectiva Negativa e o Rating Nacional de Longo Prazo em ‘AAA (bra)’, com perspectiva estável. A Agência também afirmou em ‘AAA (bra)’ o rating da sexta emissão de debêntures, no valor de R$ 600 milhões.
De acordo com a agência, os ratings da Engie Brasil refletem a expectativa da Fitch de que a empresa será capaz de sustentar seu sólido perfil de crédito consolidado nos próximos anos, mesmo em um cenário de recuperação do consumo de energia mais lento. Ela se beneficia de seu sólido perfil financeiro com baixa alavancagem, da robusta posição de liquidez e do cronograma alongado de vencimento da dívida. Os ratings já incorporam o fato de que os indicadores de crédito deverão se deteriorar moderadamente após a muito provável transferência da usina hidrelétrica de Jirau de sua controladora, a Engie S.A. A Fitch considera positivo o fato de que a aquisição possa ocorrer apenas em sua fase operacional, eliminando os riscos de execução e de sobrecustos.
Os ratings são ainda mais reforçados pela posição de destaque da empresa, a maior companhia privada de geração de energia elétrica do Brasil. Ela se beneficia de diversificação de ativos, eficiência operacional e da existência de contratos de longo prazo de compra de energia junto a seus clientes. O IDR de Longo Prazo em Moeda Estrangeira da Engie Brasil é limitado pelo teto país do Brasil em ‘BB+’, já que a empresa gera todas as suas receitas em reais, sem caixa e linhas de crédito compromissadas no exterior. A Perspectiva Negativa dos IDRs em Moedas Estrangeira e Local segue a Perspectiva Negativa do rating soberano do Brasil, ‘BB’. A Fitch considera apropriada a diferença de três graus entre o IDR em Moeda Local da companhia e o rating soberano, devido à sua natureza regulamentada.
Ainda de acordo com a Fitch, uma elevação dos ratings da Engie Brasil é improvável. No entanto, o IDR em Moeda Estrangeira poderá ser beneficiado por uma ação de rating positiva no soberano.