fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
No mês passado, agência de avaliação de risco Moody’s América Latina atribuiu grau de investimento à proposta de emissão de debêntures da AES Tietê, produtora de energia que explora nove hidrelétricas e três pequenas centrais no Estado de São Paulo. Os ratings atribuídos Ba2 e Aa1.br em escala global e nacional, respetivamente, estão com perspectiva estável. Segundo a agência, os ratings refletem a alavancagem relativamente baixa da companhia, bem como o acesso resiliente da empresa aos mercados bancários e de capitais locais com administração prudente do negócio de geração.
Ítalo Freitas, diretor presidente da AES Tietê, reforçou que é preciso buscar novas formas de financiamento para além do BNDES. “A Tietê sempre procura oportunidades para ter um bom financiamento para toda a plataforma de expansão que a gente vem anunciando no último ano. Dentro de um contexto Brasil, é sempre bom pesquisar e buscar meios para que a gente tenha mais rentabilidade para os projetos que a gente está tentando colocar em pé.”
O executivo disse que nos próximos dias deverá anunciar a assinatura do contrato de compra do complexo eólico Alto Sertão II (BA-386 MW), posto à venda pela Renova Energia. Em janeiro, a empresa ofereceu R$ 650 milhões para aquisição do ativo. Segundo Freitas, a estratégia da empresa é seguir buscando oportunidades de aquisição ou construção de projetos que permitam a diversificação de seu portfólio de geração, hoje muito concentrado em usinas hidrelétricas. “Estamos otimistas que o mercado de capitais esteja vendo o futuro do setor elétrico como a gente está vendo, com muito otimismo e com muita oportunidade.”
Na última quarta-feira, 12 de abril, AES Brasil realizou em São Paulo o evento de lançamento do Espaço Inovação AES, no edifício CUBO Coworking Itaú. A companhia está apostando em espaços de cocriação, em uma estratégia para antecipar tendências, desenvolvendo em parceria novos produtos e soluções para o mercado de energia elétrica do futuro.