A Norte Energia iniciou a construção da nova sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Altamira, no Pará. Os trabalhos foram iniciados no início do mês de abril, em terreno localizado na Rodovia Ernesto Acioly a cem metros da margem Rio Xingu e lado da Casa do Índio, que também foi executada pela Norte Energia. Na última segunda-feira, 17 de abril, funcionários do órgão indigenista estiveram no local em visita técnica para acompanhar o início das obras de construção do prédio que se constituirá na nova sede do mesmo.

“Será um prédio moderno totalmente adequado às necessidades da Funai, incluindo estacionamento para veículos leves e de grande porte, como ônibus, por exemplo. Uma das vantagens da nova sede é a proximidade com o rio para atender aos usuários que chegam à cidade de embarcação”, afirma o coordenador da obra e integrante da Superintendência de Assuntos Indígenas da Norte Energia, Bianco Marcelino.
A companhia é responsável pela operação e construção da hidrelétrica de Belo Monte (11.233 MW).
 
A construção da sede da Funai é um compromisso previsto no licenciamento ambiental da usina. O coordenador da Funai, Gilson Curuaia, informou que a nova sede será um marco para a história do órgão indigenista no Pará. “É uma estrutura que vem fortalecer a Funai e, principalmente, melhorar o atendimento junto às comunidades indígenas da região”, comentou.

Com área construída de 1.280 metros quadrados, previsão de conclusão em oito meses e orçamento de cerca de R$ 2,9 milhões, a obra agregará um prédio de quatro pisos com área administrativa e espaços adequados para receber representantes dos povos indígenas da região do Médio Xingu e o público em geral, incluindo espaços para atividades institucionais, auditório para reuniões e instalações para o desenvolvimento de trabalhos de ensino e de pesquisa.