A CPFL Energia e o Instituto Eldorado desenvolveram um simulador virtual para reciclagem de eletricistas do grupo. O novo treinamento promete mudar a forma como se aplicam capacitação em subestações de energia elétrica, aumentando a segurança e sua efetividade. Por meio de um óculos de realidade virtual, o profissional é colocado dentro de um modelo real de subestação das distribuidoras da CPFL Energia e nela realizará tarefas de operação e manutenção em um ambiente 3D fiel ao real que ele encontrará em seu trabalho. O projeto faz parte do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica.
Para elaborar esse novo método de treinamento, foram utilizados dois anos de estudo e adaptações e o equipamento modelo já foi testado por alguns eletricistas da distribuidora CPFL Paulista, melhorando o projeto, que está em sua fase final. Assim que a pesquisa for concluída, o novo treinamento será apresentado à Aneel e estará disponível para oito distribuidoras do grupo.
Uma das grandes inovações do projeto, segundo a companhia, é a utilização de sensores biométricos para medir as reações biológicas e o nível de estresse do colaborador em situações de risco. A coleta dessas informações torna mais visível às necessidades individuais de aperfeiçoamento para a execução de tarefas mais complexas.