A Associação Brasileira das Indústrias Elétricas e Eletrônicas assinou na última sexta-feira, 15 de abril, um convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos para estimular a exportação de eletroeletrônicos. Segundo o presidente-executivo da Abinee, Humberto Barbato, a iniciativa ocorre em um momento propício de retomada das exportações e será uma ferramenta de promoção do produto brasileiro no exterior.
Uma pesquisa recente da Abinee identificou que 75% das empresas do setor eletroeletrônico, que já exportam, estão ampliando as suas vendas externas aproveitando as condições mais favoráveis do câmbio. Entre as associadas, 371 empresas exportaram pelo menos um vez desde 2012. No entanto, muitas delas tiveram sérias dificuldades na época por conta das condições de câmbio.
O novo patamar cambial, ressalta Barbato, permite que o produto fabricado no país se torne competitivo novamente. Ele observa, no entanto, que é preciso previsibilidade do câmbio para que a atuação das empresas no mercado externo seja perene. "Sem isso, o esforço que estamos fazendo e toda a atuação da Apex para a promoção do produto brasileiro podem se tornar inócuas", disse o executivo.
O convênio entre a Abinee e a Apex já conta com 40 empresas participantes, que abrangem áreas de automação industrial, componentes elétricos e eletrônicos, telecomunicações, material elétrico de instalação, equipamentos industriais, informática, segurança eletrônica e geração, transmissão e distribuição de energia.