O Grupo CPFL Energia inaugurou nesta sexta-feira, 15 de abril, em Piracicaba, no interior de São Paulo, seu primeiro empreendimento no segmento de transmissão de energia elétrica. Com investimentos de R$ 100 milhões, a Subestação Piracicaba (800 MVA) é composta por dois setores, um de 440 kV e outro com 138 kV, e está ligada à Rede Básica por meio do seccionamento da LT Araraquara – Santa Bárbara d’Oeste, de propriedade da Cteep.
O novo empreendimento reforça o suprimento de energia elétrica das regiões atendidas pela CPFL Paulista, compreendendo a área industrial e residencial de Piracicaba, e os municípios de Charqueada, São Pedro e Santinho, beneficiando um total de 441 mil habitantes. “Não podia me aposentar sem assistir a CPFL entrando na área de transmissão”, disse Wilson Ferreira Jr., presidente da CPFL Energia, que deixará o cargo no meio do ano.
Construída em 18 meses, a obra está energizada desde julho de 2015. A subestação é totalmente telecomandada e é operada a partir do centro de operações da CPFL em Campinas. Segundo a CPFL, a empresa tem interesse em ampliar os investimentos no segmento de transmissão de energia elétrica. Um primeiro passo já foi dado ao conquistar em leilão de 2015 a concessão da Subestação Morro Agudo, a ser construída na região de Ribeirão Preto (SP) e com previsão de operação em julho de 2017.
Segundo Ferreira Jr., a participação da CPFL no segmento de transmissão se dará mais como uma solução para resolver limitações sistêmicas dentro das áreas de concessões de suas distribuidoras. Além disso, ele destacou que as condições do negócio de transmissão também melhoraram, o que encorajou a companhia a realizar investimentos no segmento. “Antes as taxas do negócio de transmissão eram incompatíveis”, disse.