Nos próximos meses, a estatal russa de energia nuclear, Rosatom, conectará o primeiro reator da usina de Novovoronezh 2, primeira unidade da chamada terceira geração a entrar em operação no mundo. O reator utilizado é o VVER-1200 e foi oficialmente ligado no último dia 24 de março, onde foi iniciado, através de simuladores, o processo de carregamento de combustíveis.

A unidade atende a todos os requisitos de segurança e proteção ao meio ambiente e também é resistente a terremotos, tsunamis, furacões e queda de aeronaves, sendo seu principal diferencial o uso de sistemas passivos adicionais, que não necessitam da ação de operadores.

O diretor da usina, Vladimir Povatov, adiantou que essa fase do processo de carregamento de combustíveis, irá durar cerca de 55 dias e que a próxima etapa incluirá todos os testes finais pré-operacionais e logo depois, a conexão da usina ao sistéma elétrico. Atualmente os reatores VVER-1200 estão sendo implantados pela Rosatom na Bielorrúsia, Turquia, Egito, Finlândia, Hungria e Bangladesh.