O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico aprovou o "período de bloqueio" das instalações estratégicas de suprimento de energia elétrica do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, e das demais cidades onde ocorrerão jogos de futebol. Com isso, ficam restritas as intervenções nas respectivas redes elétricas. O CMSE explica que trata-se de "uma ação adicional visando à segurança da operação do sistema elétrico durante os eventos".
 
Os critérios de operação diferenciados serão adotados a partir das 0h de 1º de agosto até das 23h59 do dia 23 de agosto para os Jogos Olímpicos; e da 0h de 5 de setembro até 23h59h de 20 de setembro para os Jogos Paralímpicos. Para as cidades onde ocorrerão os jogos de futebol, o período de bloqueio deverá ser iniciado 48 horas antes do início de cada jogo na respectiva cidade e 24 horas após o término da competição.
 
O bloqueio para a entrada de novas obras deverá ser adotado a partir das 0h do dia 4 de julho até às 23h59 do dia 20 de setembro. Segundo o CMSE, as manutenções corretivas em urgência poderão ser realizadas durante esses períodos, conforme avaliação a ser realizada para cada caso. No entanto, deve-se evitar qualquer situação de risco para o fornecimento de energia durante as competições, independentemente das redundâncias de fornecimento existentes, diz o texto aprovado na reunião realizada em 2 de março.