Foi firmado na última quarta-feira, 6 de abril, um convênio de cooperação técnica entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas. O acordo, que tem duração de dois anos, prevê o desenvolvimento de ações conjuntas para difusão e informação sobre procedimentos e condições para o apoio financeiro das empresas de geração de energia elétrica.

Para Orlando Pessuti, diretor administrativo do BRDE, parcerias como essa com a ABRAPCH são fundamentais para o banco ampliar a sua atuação como instituição de fomento ao desenvolvimento em todas as suas esferas. O banco possui o programa BRDE Energia, destinado a fortalecer a atuação no segmento de energia renovável, principalmente através do apoio e financiamentos a projetos que promovam a diversificação da matriz energética renovável da Região Sul. Várias PCHs já foram financiadas por meio do programa.

Segundo dados da Aneel, em todo o Brasil há atualmente 142 projetos de PCHs aptos a obterem licença do poder público e muitos desses projetos foram viabilizados por meio de financiamentos do BRDE, como as PCHs Tigre e Salto Bandeirantes.