A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou na última quarta-feira, 6 de abril, os Ratings de Probabilidade de Inadimplência do Emissor de Longo Prazo em Moeda Estrangeira e Local ‘BB+’ e o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA (bra)’ da Itaipu Binacional. A perspectiva dos ratings é negativa.
De acordo com a Fitch, os ratings da Itaipu refletem o forte vínculo de crédito da companhia com o do Brasil. O país tem sido responsável, historicamente, pela aquisição de 90% a 94% da energia produzida pela empresa e garante, por meio do Tesouro Nacional, 99,2% da dívida da companhia. Estas características reduzem a exposição da Itaipu ao risco soberano mais fraco da República Federativa do Paraguai.
A classificação também incorpora a adequada posição de liquidez da usina e a previsibilidade de seu fluxo de caixa, proveniente do Tratado de Itaipu. A tarifa é denominada em dólares. Ainda segundo a Fitch, o fluxo de caixa livre de Itaipu continua robusto e próximo à amortização anual de sua dívida. Além disso, o perfil financeiro da empresa se beneficia de uma adequada liquidez para cobrir possíveis descasamentos de fluxo de caixa.