A Vince Energies, multinacional francesa do setor de energia e serviços de tecnologia da informação, está consolidando sua atuação no país. Para isso, a empresa está mudando o nome de duas de suas marcas, a CIIB, antiga Cegelec, e a Orteng Engenharia, que se desenvolverão sob as marcas Actemium e Omexom. O diretor-geral da VINCI Energies no Brasil, Dominique Ferreira, contou que as duas novas marcas já são internacionalmente conhecidas.
A empresa quer crescer no país e vê boas oportunidades no segmento de transmissão. Mas essa seria apenas uma das frentes, visto que a empresa oferece soluções diversificadas para diferentes setores. “O Brasil é um país enorme, com grandes oportunidades nas áreas de energia e infraestrutura. Percebemos uma forte demanda por parte das empresas tanto por melhorias na produtividade quanto na eficiência energética. Estas áreas fazem parte da nossa prioridade”, destacou o executivo. De acordo com ele, não há um volume específico de investimento programado para o ano, mas os planos são de médio e longo prazo, com foco na engenharia, construção e montagem dos empreendimentos. Confira abaixo a entrevista de Dominique Ferreira à Agência CanalEnergia.
Agência CanalEnergia – Quais são os objetivos da empresa no Brasil nos próximos anos?
Dominique Ferreira – A VINCI Energies está no Brasil desde 2010. Nossa estratégia é continuar a crescer no país, principalmente nos mercados como setor elétrico e smart grids, indústrias (com foco em eficiência energética e indústria 4.0), petróleo, mineração e outros mercados potencias, como smart cities e mobilidade urbana. O nosso foco está na engenharia, construção e montagem dos empreendimentos. Acreditamos que o setor de energia pode vir a apresentar um potencial de crescimento significativo nos próximos anos.
Agência CanalEnergia – No área de energia elétrica, que segmentos a empresa pretende focar? A VINCI Energies está de olho em algum projeto específico?
Dominique Ferreira – A área de transmissão, onde já estamos presentes, tem boas oportunidades no país. Queremos ampliar nossa participação no mercado de energia e em outras frentes e crescer no país. Oferecemos soluções diversificadas para diferentes setores. Desta forma, acreditamos que há sempre demanda para nossos serviços e produtos.
Agência CanalEnergia – A VINCI Energies vai participar do próximo leilão marcado para 13 de abril?
Dominique Ferreira – A VINCI Energies não participará do leilão no dia 13 de abril.
Agência CanalEnergia – A empresa está mudando o nome da Cegelec e da Orteng Engenharia. Qual o objetivo? Quais os benefícios dessa mudança?
Dominique Ferreira – Actemium e Omexom, essas são duas das marcas globais com as quais a VINCI Energies opera e iremos consolidar nossas operações no país que já são internacionalmente conhecidas nos nossos mercados de atuação.
A Omexom é uma empresa que oferece solução global e local em geração, transmissão, transformação e distribuição de energia elétrica. Possui 250 unidades de negócios em 40 países. Já a Actemium, que tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Minas Gerais, e duas unidades fabris neste último estado, é uma marca dedicada 100% à indústria. A Actemium é uma rede única de especialistas que desenvolve soluções e serviços integrados para os mercados de infraestrutura, mineração, óleo e gás, eficiência energética, automotivo, aeronáutica, químico, cosmético, farmacêutico, ambiental, bebida e alimentação. A empresa já conta com 330 unidades de negócios e tem atuação em 38 países.
Agência CanalEnergia – Que oportunidades a empresa enxerga no Brasil atualmente, dado o cenário político-econômico? Esse cenário atrapalha o desenvolvimento e expansão da empresa no país?
Dominique Ferreira – A situação econômica do país e do mercado de energia vive um momento delicado, mas, para nós, é uma oportunidade, porque acreditamos que o Brasil tem muito potencial e sinergia com nossos negócios. Queremos ampliar nossa participação no mercado brasileiro e crescer no país. Oferecemos soluções diversificadas para diferentes setores. Desta forma, acreditamos que há sempre demanda para nossos serviços e produtos e esse é um ponto forte do nosso negócio.
Agência CanalEnergia – Qual o faturamento da empresa e qual a participação do Brasil?
Dominique Ferreira – A VINCI Energies teve uma receita de € 10,2 bilhões em 2015, opera em mais de 50 países com 65.400 colaboradores. Temos no Brasil, hoje, um volume anual de negócios de R$ 500 milhões.