A Eletrobras anunciou em comunicado ao mercado que o seu Conselho de Administração aprovou na última quinta-feira, 6 de abril, aporte de R$ 1 bilhão que será feito pela União. Os recursos virão por meio de Adiantamento para Futuramento Aumento de Capital. De acordo com o comunicado, o dinheiro será destinado a cobertura de despesas de capital para o ano de 2016 que já estão previstas no orçamento da holding, ficando proibida a transferência desses recursos para as distribuidoras do grupo.

Segundo a Eletrobras, o adiantamento é preciso para reforçar as fontes de recursos necessárias para o programa de dispêndios globais de 2016. O aporte acontece devido a não entrada de montantes que estavam sedo esperados, como dividendos de projeto que apresentaram prejuízos em 2015, indenizações vindas das concessões de geração e transmissão renovadas pela lei 12.783 /2013 e a dificuldade em acessar o mercado em razão do atual momento econômico. O orçamento da estatal para este ano é de R$ 13,2 bilhões.

O comunicado diz ainda que vai manter o mercado informado sobre a futura conversão do AFAC em aumento de capital, observando todas as formalidades existentes na legislação.