A espanhola Acciona Wind Power e a alemã Nordex deram mais um passo rumo à fusão anunciada em outubro de 2015, que tem por objetivo criar um gigante global na fabricação de aerogeradores. Comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira, 4 de abril, informa que as autoridades de concorrência já deram o aval para a operação, tendo sido cumpridas todas as formalidades contratuais e a transação fechada e concluída.
Com a conclusão da transação, o Conselho de Supervisão da Nordex SE nomeou José Luis Blanco como diretor de Operações e Administrador Executivo Adjunto e Patxi Landa como diretor de Vendas para o Conselho de Administração, ambos gestores que tinham anteriormente posições de alta liderança na AWP. Lars Bondo Krogsgaard e Bernard Schäferbarthold continuarão ocupando seus cargos anteriores no Conselho de Administração da Nordex SE como CEO e CFO, respectivamente.
O novo grupo instalou mais de 18 GW de capacidade de energia eólica, em mais de 25 mercados em todo o mundo. Em 2015, gerou vendas de € 3,4 bilhões e atualmente conta com mais de 4.800 colaboradores e tem fábricas na Alemanha, Espanha, Brasil e nos Estados Unidos e, em breve, também na Índia.
De acordo com o CEO da Nordex, Lars Bondo Krogsgaard, a AWP e a Nordex agora são uma empresa única e os esforços estão direcionado para que os clientes se beneficiem dessa nova organização. Segundo ele, a empresa dispõe de uma cobertura global e de turbinas eólicas com elevado rendimento e perfeitamente adaptadas a todas as condições e projeto. Para José Luis Blanco, as empresas se complementam em todos os aspectos e atuando em conjunto, têm excelentes perspectivas para a nova empresa na próxima década.
Na operação, a Nordex compra a Acciona WindPower da Acciona SA em troca de novas ações da Nordex e aporte em dinheiro. A Acciona S.A. vai comprar mais ações da Nordex à SKion e à Momentum-capital, a holding da família Quandt, principal acionista da empresa alemã. Após os passos acima descritos, a Acciona S.A. será o maior acionista da Nordex SE, detendo um total aproximado de 29,9% das ações da Nordex SE.